Popularmente conhecido como Cineteatro São Luiz ou Cinema São Luiz, é um cinema e teatro brasileiro, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. Tem capacidade para 1.070 pessoas.
Teve sua construção iniciada em 1939 pelo Grupo Severiano Ribeiro, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local, funcionava o Cine Politheama, também do grupo, e era vizinho à residência da família Severiano Ribeiro, que foi parcialmente destruida para abrigar passagem lateral do prédio, na Praça do Ferreira.
O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes lustres de cristal importados da Tchecoslováquia. Tem Tombo Estadual segundo a Lei nº 9.109, de 30 de julho de 1968, através do decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991. A edificação passou por algumas modificações para acompanhar as inovações tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno, climatização e adaptação a portadores de necessidades especiais.
Em 1995, o São Luiz passou a ser o principal espaço de apresentação do Cine Ceará. É também espaço para outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza.
Até 2013 estava arrendado à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), como Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro. O espaço acabou sofrendo com a proliferação das modernas salas de projeção dos shopping centers. Desde Outubro de 2005, no entanto, o Centro Cultural é, também, palco de Festival de Jazz e Blues e de shows, além das típicas exibições de filmes.
Em 2014, foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, que comprou o cinema, o qual passou a abrigar, ainda, um escritório da Secretaria de Cultura do Ceará. O Equipamento faz parte do circuito cultural da cidade funcionando como cine-teatro, sua função original e abrigará diversos projetos cinematográficos, teatrais e musicais.
CONNE 2018 | Todos os Direitos Reservados | Por Karthaz Cultura